Apresentação

A quarta edição de PROA – Revista de antropologia e arte oferece a seus leitores uma rica gama de contribuições. Tematicamente, abrange das artes visuais à etnomusicologia, passando pelo teatro, pelo cinema, pela televisão e pela repatriação de objetos museológicos. Do ponto de vista geográfico, contempla contextos tão distintos como Groelândia, Moçambique, Áustria, França, Alemanha, Argentina e Brasil. Procuramos, desse modo, garantir espaço para reflexões provenientes de diferentes países e de diferentes regiões do Brasil, todas situadas no cruzamento entre as ciências sociais, as artes e as práticas culturais.

O número 4 da PROA vem, também, com uma triste nota de pesar pelo falecimento do Prof. John Manuel Monteiro, em 26 de março de 2013. Desde a criação da revista por alunos da Unicamp, em 2009, John vinha apoiando a Proa com entusiasmo. Como chefe do Departmento de Antropologia até 2011, ajudou, inclusive, a garantir o suporte financeiro que torna a Proa possível. Na sua maneira discreta e bem-humorada, sentado em um canto da sala, sorriu com enfática surpresa quando anunciamos o lançamento do número 3 em um congresso internacional: “Já saiu?”. Por vezes de longe, por vezes de perto, acompanhava-nos. É nossa esperança que a Proa continue navegando e fazendo jus aos ensinamentos de John.

Artigos

Artes Visuais

Um crítico de arte em trânsito: os múltiplos papéis desempenhados por Mário Pedrosa no campo artístico brasileiro
Tarcila Soares Formiga

A política da estética da fotografia de Sebastião Salgado
Katia Regina Machado

A oeste, nada de novo: notas para uma arqueologia das exposições com referência à Documenta
Vinicius Spricigo

Blasfêmia e arte contemporânea: uma questão de método
Aline Miklos

Teatro

Desventuras da subversão: Oswald de Andrade, o Teatro Oficina e os dois momentos de O Rei da Vela
Bruna Della Torre de Carvalho Lima

A pesquisa em teatro: uma convenção
Bernardo Fonseca Machado

Antropologia e Cultura Material

Des boucliers contre l’oubli. Visite au musée et réappropriation du patrimoine zápara
Anne-Gaël Bilhaut

Antropología y Estética: el caso de la cestería pilagá (Gran Chaco, Argentina)
Marina Matarrese

Antropologia e História Cultural

L’histoire culturelle de l’Europe: un point de vue transnational
Blaise Wilfert-Portal

Audiovisual

O corpo no cinema moçambicano: uma análise da experiência do HIV/AIDS a partir das obras cinematográficas de Isabel Noronha e Orlando Mesquita
Esmael Alves de Oliveira

A Muralha e a representação indígena na televisão, na literatura e nas ciências sociais
Veronica Eloi de Almeida

Entrevista

“Não há música sem dimensão política”: conversa com Suzel Reily sobre música, etnomusicologia e os estudos acerca da cultura popular brasileira
Carla Delgado de Souza
Érica Giesbrecht

Resenhas

Dois filmes e uma tradição: sertanistas defendendo a vida dos índios
Dominique Tilkin Gallois

A metrópole como meio legítimo de expressão feminina
Matheus Gato de Jesus

A coleção etnográfica de Johann Natterer e a política de representação do Museu Etnológico de Viena: sobre os limites do discurso museológico
Christiano Key Tambascia

Tradução

Compartilhando patrimônio: o projeto Roots2Share Groenlândia
Cunera Buijs
Diederik Veerman

Galeria

Estudos de atmosfera
Carlos Eduardo Riccioppo

Grau zero das coisas
Wagner Morales

Relatos e Experiências

A paisagem paranaense fotografada por Armin Henkel
Luis Afonso Salturi

Os comentários estão encerrados.